O
Pacto
O
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a
articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos
estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o
padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades,
orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.
Neste
primeiro momento duas ações estratégicas estão articuladas, o redesenho
curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI e a Formação
Continuada de professores do Ensino Médio, que inicia no primeiro semestre de
2014 a execução de sua primeira etapa.
O
Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, é a estratégia do Governo Federal para
induzir as escolas à elaboração do redesenho dos currículos do Ensino Médio
para a oferta de educação de qualidade com foco na formação humana integral.
Neste sentido, busca materializar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
(Resolução CEB/CNE no 2, de 30 de janeiro de 2012). O programa tem foco na
elaboração, por parte da escola, de projeto de redesenho curricular (PRC) que
apresente na perspectiva da integração curricular, articulando as dimensões do
trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, conforme as Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
A
Formação Continuada de Professores do Ensino Médio tem como objetivo promover a
valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos
que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância
com a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares
Nacionais do Ensino Médio.
A
valorização docente articula-se a um conjunto de políticas desenvolvidas pelo
MEC e pelas Secretarias de Educação que explicitam alguns desafios a serem
considerados no ensino médio:
- Universalização do atendimento dos 15 aos 17 anos – até 2016 (Emenda Constitucional 59/2009 e as decorrentes mudanças na LDB) e adequação idade ano escolar;
- Ampliação da jornada para Ensino Médio Integral;
- Redesenho curricular nacional;
- Garantia da formação dos professores e demais profissionais da escola;
- Carência de professores em disciplinas (Matemática, Física, Química e Inglês) e regiões específicas;
- Ampliação e estímulo ao Ensino Médio Diurno;
- Ampliação e adequação da rede física escolar;
- Ampliação da oferta de educação profissional integrada e concomitante ao ensino médio;
- Universalização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
O
desenho da formação continuada no contexto do Pacto Nacional pelo
Fortalecimento do Ensino Médio expressa as discussões realizadas nos últimos
anos pelo Ministério da Educação - MEC, Secretarias de Estado da Educação,
Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Educação (CONSED),
Universidades, Conselho Nacional de Educação e Movimentos Sociais, assim como as
intensas discussões realizadas no Fórum de Coordenadores Estaduais do Ensino
Médio. Neste sentido, expressa o amadurecimento do país com vistas ao
compromisso com uma Educação Básica plena (da Educação Infantil ao Ensino
Médio) como direito de todos. Assim, ele é constituído principalmente pela
articulação de ações existentes do MEC, Universidades Públicas e Secretarias de
Educação estaduais, e de novas proposições de ações que passam a constituir-se
num conjunto orgânico e definidor da política para o Ensino Médio brasileiro.
Estas
ações têm por objetivo a melhoria da qualidade da educação e a implantação das
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento que aponta o
trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia como dimensões que devem estar
contempladas nos currículos do Ensino Médio, que deverão integrar os
conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo.
PARA BAIXAR OS
CADERNOS DE FORMAÇÃO ACESSE O LINK: http://pactoensinomedio.mec.gov.br/
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